Palacio das Artes encerra Ballet Jovem


Jovens do Ballet Jovem Palácio das Artes, projeto de extensão do Centro de Formação Artística do Palácio das Artes (CEFAR), que existe desde agosto de 2007, realizaram na manhã desta quarta-feira (18), uma manifestação na Av. Afonso Pena, na entrada do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, com objetivo de colher assinaturas para petição que solicita a manutenção do projeto que está para ser encerrado, conforme comunicado recebido por eles na quarta- feira (4/03).
O motivo do encerramento do projeto que funciona por meio das leis de incentivo à cultura, segundo informações repassadas aos integrantes, seria por conta da não captação de verba no final de 2014, pela gestão anterior. “A gestão atual alegou que isto não foi feito, e que eles não teriam meios nem recursos de fazê-lo este ano, já que seus diretores ainda não foram nomeados”. Informou em nota
           O projeto é de referência nacional, para jovens de Minas e outros estados que buscam a oportunidade de serem lançados no mercado de trabalho. Atualmente, integrando o projeto, existem jovens do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Tocantins e cidades do interior de Minas, e muitos deles vieram de outros centros de formação conceituados no país, como o Bolshoi em Santa Catarina, para completar a sua formação.
            O Ballet Jovem contribuiu com a formação de 119 bailarinos, sendo 45 originados do CEFAR. Já realizou 185 apresentações pelo país e exportou 34 bailarinos para grandes companhias no Brasil e na Europa.
            Este projeto também vem colaborando com a formação de público para as artes cênicas, tendo um alcance de 153.392 espectadores até a última semana, quando o elenco se apresentou na 41ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança.



Comentários